Você e seu deserto

Você está murchando e perdendo a alegria da vida cristã? Não compreende as adversidades que está passando e está desanimado?
Caso sua resposta seja sim, ouça esta mensagem...
https://www.youtube.com/watch?v=TiwvGssWJu4&list=UUWBEN8ByOe0mvKXLcfyIYIw

Há provações em nossa vida que são frutos de nossas próprias escolhas, outras não, no entanto, todas elas têm a permissão de Deus. Deus não é mau nem tem interesse em nossos sofrimentos. Satanás sim, tem interesse em nossas dores. No entanto, Deus sabe as melhores formas para que nosso caráter seja forjado e amadureçamos. Então é aí que entram os momentos de provação, que nos fazem mais fortes e nos fazem conhecer o amor e o poder de Deus mais de perto, não mais de ouvir falar... Ele conhece nossa estrutura, afinal, foi Ele quem nos criou, e sabe até onde podemos suportar. Não cai uma só folha da árvore sem a permissão de Deus...

E sendo aprovados conforme os propósitos  de Deus pra nossa vida, poderemos ajudar outras pessoas com nosso testemunho. Cresçamos e amadureçamos...











Homens + Fortes

Muito boa a Palavra!!! O fato do homem precisar e pedir de ajuda para resolver os problemas não quer dizer que ele seja fraco...

Homem, abra mão do seu orgulho e peça ajuda SIM. Vc não deixará de ser HOMEM por isso!

VÍDEO




Corrente do bem

Queridos, 

Indico o filme "Corrente do bem". Não tem roteiro cristão e tem faixa etária 14 anos. De supetão assim posso dizer que tem algumas cenas não edificantes no filme (rsrs). Lembro-me de uma cena na boate com mulheres semi-nuas, mostrando ser o local de trabalho de uma das personagens, mas é rápido. E também, a história de um casamento que não deu certo, com o incentivo de um novo relacionamento, sem o divórcio, mas isso a gente já sabe que não está certo né? Ah, também tem uma cena de sexo com um casal NÃO CASADO, mas por não ser um filme cristão e por sabermos que isso não deve servir de exemplo, penso que vale a pena assistir o filme (longe das crianças) e extrair o que há de bom, que ao meu ver é quase tudo.

Bom... a idéia principal do filme é muito coerente e se pararmos bem para pensar, é exatamente isso que Jesus nos ensina em todo o tempo... fazer o bem sem olhar a quem. rsrs

Em lágrimas me questionei bastante e trouxe à reflexão uma pergunta a mim mesma com a idéia do filme: "O que eu estou fazendo para melhorar o mundo, com tantas ferramentas que tenho através de tudo quanto o Senhor tem me ensinado desde que O aceitei como Único e Suficiente Salvador?" Nasci com o propósito de glorificar a Deus com meu estilo de vida, forma de pensar, de falar, de escolher, de viver mesmo, em todas as áreas. Tenho orado desde sempre, pedindo ao Senhor que me use nas formas simples e multiplique isso de forma que dê frutos na vida de outras pessoas. Mas apesar de estar orando,será que eu tenho procurado viver isso na prática ou tenho esperado Ele fazer uma “mágica” e colocar na minha mão as oportunidades??? Que Evangelho é esse que tenho vivido que só penso em ser feliz, ser bem-sucedida, ter coisas, conquistar sonhos, projetos, e tudo isso ficar retido pra mim mesma? Será que eu tenho tido o cuidado de viver essas experiências entendendo que em cada uma delas eu posso deixar Deus me usar para abençoar outras vidas??? Tenho pedido ao Senhor discernimento para entender qual o propósito dEle para que no meu dia-a-dia eu entenda que posso ser canal de bênçãos para um mundo melhor.

AINDA QUE DE IMEDIATO eu não veja os frutos, devo entender que haverá resultados positivos na vida de alguém, e eu preciso tomar uma atitude para isso!!!

Esse filme me trouxe uma rica lição e quero despertar para que todas as áreas da minha vida sejam ricos instrumentos de Deus na vida de outras pessoas. Quero ser menos egoísta de querer um Evangelho só pra mim... meu propósito aqui na Terra é mais do que isso... é ser útil,é ser multiplicadora das boas novas de Jesus para alcançar vidas não salvas, contribuir para a edificação de vidas já salvas, e abençoar com coisas do dia-a-dia também no que for necessário. Ás vezes tendenciamos a pensar que nosso compromisso com o evangelho é só pregá-Lo, e ainda assim nem isso fazemos... mas SEMPRE há algo mais que podemos e devemos fazer pelo próximo, seja ele conhecido, parente, amigo, ou desconhecido... pois para Deus somos todos filhos, e quando damos o pão a alguém (pão simbólico – pode ser qualquer tipo de suprimento espiritual ou material), estamos fazendo a Jesus...

Faça o bem em TODO O TEMPO, ainda que vc não veja os resultados de imediato. Você não está aqui na Terra por acaso...

Abra mão do seu comodismo, de querer suas próprias realizações e conquistas, soluções etc esquecendo que Deus quer te usar nas coisas simples da sua vida...

SEU CHAMADO MINISTERIAL NÃO DEVE SER EXERCIDO APENAS NAS QUATRO PAREDES DE UMA IGREJA... O MUNDO AÍ FORA ESTÁ SEDENTO! OBSERVE SEUS DONS... DESPERTE! CHAME O ESPÍRITO SANTO E PELA A ELE QUE TE MOSTRE EM DETALHES O QUE E ONDE VC PODE INVESTIR SUAS AÇÕES... OBSERVE...

COLOQUE EM PRÁTICA... 

PENSE NAS PESSOAS QUE ESTÃO À SUA VOLTA E  DE QUE FORMA VOCÊ PODE CONTRIBUIR NA VIDA DELAS??? COLOQUE EM AÇÃO! DEUS AMA ATITUDES!!! FAÇA SEM ESPERAR ALGO EM TROCA, QUE DÊ RETORNO A VC MESMO... IMAGINE O SEGUINTE: SE ISSO QUE EU FIZER FOR POSITIVO PRA PESSOA, SE ELA FOR BENEFICIADA DE ALGUMA FORMA, EU JÁ FICAREI SATISFEITO. 

A paz!
Juliana Meni

REFLITA ATRAVÉS DOS VIDEOS ABAIXO...



https://www.youtube.com/watch?v=e3CaFjveGfs




VEJAM COMO ISSO TUDO TEM BASE BÍBLICA...

Postei aqui este video para iniciar na parte final da ministração, pra vc entender a coerência com a mensagem que coloquei pra vcs, no entanto, acho que grande valia que depois retorne ao início do video e assista tudo! Deus falará profundamente ao seu coração e te dará respostas... mas não guarde isso apenas, mas tome uma atitude!

http://youtu.be/_BmO2MZUAHI?t=31m39s



Aquieta Minh'alma SENHOR !!!



Aquieta Minh'alma  - Ministério Zoe
Aquieta minh'alma, faz meu coração ouvir tua voz
Me chama pra perto, só assim eu não me sinto só
Porque na verdade eu descobri que tudo o que eu preciso está em ti
Mas, meu coração é teimoso demais pra admitir
Sei que depender é como viver perigosamente
Mas, eu preciso acreditar e confiar no que você me diz
Aquieta minh'alma, faz meu coração ouvir tua voz
Me chama pra perto, só assim eu não me sinto só
Eu sei que mesmo sem entender você está no controle
Então, me esconda no teu coração
Me amarre a ti pra eu não desistir
Eu não quero mais fugir da tua vontade pra mim
Eu sei que vai ser difícil
Mas, você estará sempre comigo
E mesmo que minh'alma grite e tente me fazer voltar atrás
Eu vou confiar, eu vou descansar
Me lançar no teu amor, no teu amor senhor
O tempo não pode apagar
As muitas águas nunca levarão o amor que você sente por mim
Eu sei que tudo vai se cumprir
Vai ser difícil, eu sei, largar tudo por você
Mas, eu sei que quando eu pensar em desistir
Você estará ao meu lado
Me segurando, me assegurando de que tudo vai ficar bem
Tudo vai ficar bem
E se eu cair a tua mão me levantará
E se eu chorar, toda lágrima você enxugará
Aquieta minh'alma, faz meu coração ouvir tua voz
Me chama pra perto, só assim eu não me sinto só

Recém-casados, e agora? Evite os principais erros

Com o casamento, grandes mudanças são necessárias. O casal deve se moldar ao novo mundo, respeitando o espaço do outro e principalmente, evitando alguns erros, para manter um relacionamento calmo, feliz e harmônico. Por isso, conheça alguns desses erros e reflita sobre eles:

- Tomar decisões sem o consentimento do outro
Agora os detalhes são decididos a dois. Por isso, nada de tomar decisões sem consultar seu parceiro. Mostre que a opinião dele é importante, e se houver desacordo, procure argumentar, até que cheguem em um ponto em comum.

- Expectativa da nova vida após o casamento
Além das coisas boas, o casamento também carrega muitas obrigações e deveres. São altos e baixos que devem ser enfrentados em conjunto. Será preciso acostumar-se com a nova rotina. Tenha paciência e lide com os conflitos com maturidade.

- Não comece a nova vida com dívidas
Nem sempre é fácil, mas evite começar a vida de casamento com contas em aberto. Corte os gastos se for preciso. Faça um planejamento financeiro e quite as dívidas o quanto antes.

- Nada de pressa para encomendar a cegonha
O casal merece um tempinho para curtir os primeiros meses antes dos bebês chegarem. Por isso, aproveite esse período com muito sabor e planeje tudo com carinho.

- Use o diálogo a seu favor
Não evite as conversas sérias. O diálogo é a melhor forma de encontrar um ponto em comum sobre as expectativas do outro. Não faça cara feia para as opiniões contrárias, afinal, o casal cresce junto em todas as suas decisões.

- Tenha um comportamento neutro com a família do parceiro
Você pode até não se dar bem com a sogra, ou suas cunhadas, mas família é família. Por isso, evite críticas e discussões sobre isso, pois deixarão seu parceiro triste. Tenha calma, aja com boa vontade e seja neutra.

- Todos merecem seu próprio espaço
Nada pior do que se casar e se sentir em uma gaiola. Dê espaço ao seu parceiro, assim como você também terá o seu próprio espaço, e não fique insegura com isso. Lembre-se sempre: o diálogo é a melhor maneira de alinhar as ideias do casal.

- Vida de solteiro depois de casado?
Acima de tudo, o casamento é um compromisso. Por isso, respeitar as opiniões do outro é fundamental. Sair para os barzinhos, “encher a cara” e esquecer o que está fazendo, não tem desculpa, a não ser que o casal tenha decidido assim. Procure um passeio a dois, ou com outros casais, e divirtam-se juntos, sem magoar um ao outro.

- Esqueça um pouco dos problemas, reserve um tempo para vocês
Não deixe a paixão esfriar. Mesmo com a correria da nova vida e os compromissos do lar, reserve um tempo para vocês. Faça surpresas, prepare um passeio especial, compre uma nova lingerie, esteja disposta a ouvir. Pequenas atitudes são suficientes para  preservar esse sentimento tão lindo entre os dois.
  

FONTE|:

Teimoso ou Obediente?

Se você for vagaroso em aprender o que Deus lhe ensina, isto estenderá o tempo e a severidade da preparação. O ferreiro precisa aplicar um martelo pesado e muito calor para moldar o ferro duro e inflexível.

O joalheiro precisa aplicar somente pequenas pressões para moldar o ouro maleável. O segredo é sermos responsivos, maleáveis e obedientes ao Senhor. 

Quando Ele trouxer uma lição em sua vida, aprenda-a rapidamente. Não fique empacado, nem seja teimoso. Caso contrário, Deus terá que usar muito “calor e martelo” sobre a sua vida, para moldá-lo

Fonte:


Basta querer & FAZER por onde...

Como Construir Pontes Entre Sonhos e Realidade | Círculo do Empreendedor
  
Órfão de pai aos 2 anos e tendo a mãe alcoólatra e um dos sete irmãos traficante, o médico de Brasília Cícero Pereira Batista, de 33 anos, conseguiu vencer as adversidades estudando a partir de livros que retirava do lixo. Ainda criança, ele saía do Chaparral, onde a família mora até hoje, e percorria 20 quilômetros todos os dias pelas ruas de Taguatinga em busca de comida.

Junto com as sobras de alimentos descartados no lixo, Batista recolhia todos os livros que encontrava e vinis de Beethoven e Bach, atualmente suas inspirações. Ele se formou há menos de três meses e agora sonha em abrir um consultório.

"Meu pai era quem fazia o sustento de casa, e morreu de uma úlcera que provocou hemorragia interna. Minha mãe ficou louca e bebia muito. Ela começou a lavar roupa para fora e a catar latinha no meio da rua, mas não era suficiente. A gente sempre passou fome, tudo o que ela fazia não dava jeito. E meu irmão levava traficante para a nossa casa. Aliados a nossa miséria, tínhamos o alcoolismo e as drogas dentro de casa. Eu saía para buscar comida – a gente não tinha mesmo, não tinha nem o que vestir – e tinha dias que não voltava. Eu não precisava, mas tinha dias que dormia na rua para não ter que aguentar as brigas", lembra.

Na procura por alimento, o garoto encontrou coisas que lhe despertavam uma atenção ainda maior. As páginas cheias de letras e figuras e os discos o deixavam fascinado, ainda que misturados ao chorume que havia no lixo. Cícero sempre reservava um pedaço da caixa que carregava para os "tesouros". Com a ajuda de vizinhos, ouvia os vinis e pôde aprender a sonoridade de cada letra.

"Fui juntando as sílabas e compreendendo as sentenças e palavras. Quando entrei na escola para fazer o primário, já sabia ler, escrever e fazer as operações fundamentais. Entrei tarde, acho que eu tinha 10 anos, eu que pedia para a minha irmã me matricular", diz. "Eu trazia a caixa na cabeça debaixo de chuva e sol. Muitas vezes, escorria secreções dos alimentos e das carnes em mim. Eu parava, descansava um pouco e então seguia para casa."

Entre as obras que encontrou descartadas estavam "O sermão de Santo Antônio aos peixes", do Padre Antônio Vieira, e "A metamorfose", de Franz Kafka, além de "Magnificat" e a cantata "BMV 10" de Bach. O menino também achou livros de biologia, filosofia, teologia, direito e história e passou a colecioná-los em casa. Tudo era lido por ele.

"Amo Bach e Mozart. Junto com os livros, eles me salvaram. Eles falavam mais alto que a fome e me transportavam para outros mundos", conta o médico. "Depois descobri Vivaldi e Strauss e comecei a amar música clássica. Às vezes eu pensava, vendo a vida dos compositores, que se Bethoven era surdo e fez o que fez, eu não poderia tentar? Eu, mesmo com fome, mesmo com adversidades, pobre, negro, não sendo homem bonito, conseguiria chegar lá. E é isso que a gente tem que pensar, que todo esforço é poder."

A inspiração o levou a fazer um teste para o curso profissionalizante de técnico de enfermagem, que valia como ensino médio. A ideia veio dos cuidados que ele tinha com a saúde da família e do gosto por dissecar cachorros mortos ou observá-los ampliados com a ajuda de uma lente achada em máquina de fotografia Polaroid, também tirada do lixo. O jovem foi aprovado em segundo lugar na seleção.

Após concluir os estudos, Cícero decidiu então prestar concurso e passou a trabalhar na Secretaria de Saúde. O pouco dinheiro já era um alívio diante das dificuldades vividas pela família, mas o rapaz queria mais. Três anos depois, fez vestibular para medicina em uma faculdade particular no interior de Minas Gerais, passou e, sem pensar duas vezes, decidiu enfrentar o novo desafio.

Como não podia abrir mão do emprego, o jovem se dividia entre os plantões aos fins de semana no Distrito Federal e as aulas na outra cidade. O salário seguia contado. "Acabei passando fome, cheguei a desmaiar em sala. Por vezes, precisei dormir na rodoviária para economizar", lembra.

Um ano e meio depois, o rapaz conseguiu 100% de desconto em uma instituição de Paracatu (MG) por causa do bom desempenho no Enem. A faculdade se recusou a aproveitar os três semestres feitos em Araguari, e Cícero precisou recomeçar os estudos. Seis meses depois, já em 2008, ele repetiu o resultado e conquistou uma bolsa integral em Brasília.

"Quando vim, eles aproveitaram algumas matérias, mas também não quiseram me progredir de período, portanto eu voltei à estaca zero de novo. Mas eu nunca desisti, continuei trabalhando e fazendo o meu curso. Eu saía do plantão noturno para a faculdade. Era muita dificuldade, tinha dias que eu chegava molhado e sujo porque tinha chovido, eu pegava dois ônibus, e no trabalho eu era obrigado a usar roupa branca", conta.

Sem os custos com passagens de viagens interestaduais e a mensalidade, Cícero pôde se dedicar melhor às paixões. Ele virou frequentador assíduo de sebos e passou a comprar mais livros e vinis. Assim, reforçou a paixão pelos autores e músicos que conheceu por meio do lixo e pôde estender as noções que já tinha na área. As primeiras compras para si foram livros da faculdade de medicina e CDs de música clássica.

"Nunca foi fácil, meu dinheiro nunca foi suficiente, mas eu não cedi. Eu me esforcei, eu não me rendi às adversidades financeiras, às adversidades das drogas. Eu dormi no meio da rua fugindo das drogas que tinha dentro de casa muitas vezes. Eu não era morador de rua, eu tinha onde ficar, mas eu dormia fora para evitar a situação. Nunca usei droga, nunca botei um cigarro de maconha ou qualquer cigarro na boca, nunca bebi", explica.

Formado em junho deste ano, Cícero atualmente trabalha como médico clínico e generalista em dois hospitais de Águas Lindas e Valparaíso, municípios no Entorno do DF. Ele afirma reconhecer em muitos pacientes um quadro semelhante ao que viveu. "São iguais a mim. São pessoas que muitas vezes chegam com fome, chegam doentes porque não tiveram o que comer"

Para ele, a experiência na infância acaba o ajudando a cumprir o que considera uma missão. "O médico muitas vezes tem essa autonomia de aliviar o sofrimento. Eu me formei em medicina para aliviar o sofrimento de pessoas que estavam como eu."

Futuro
Além de continuar prestando atendimento a quem vive em situação de vulnerabilidade social, o médico planeja a abertura de um consultório particular na capital do país e acumula os sonhos de fazer residência em psiquiatria e especialização em medicina aeroespacial fora do Brasil.

"Gosto de entender os conflitos humanos, as fugas, os processos que levam a pessoa à dependência química, à realidade de alguns familiares meus, como o alcoolismo da minha mãe e o uso de drogas do meu irmão. Como estas pessoas se entregaram ao vício? Como tratá-las? Como curá-las? Eu também sempre gostei das coisas do espaço, das estrelas, pois de certa forma olhar e compreender o céu me aliviavam o sofrimento e a fome e me davam força para seguir em frente", declarou.

O profissional, que voltou a morar com a mãe no Chaparral, afirma ainda querer comprar um apartamento para poder morar sozinho, além de promover melhorias na casa da família. "Está em pedaços e mofada, e minha mãe por isso tem pneumonias de repetição. Se eu não conseguir reformar a casa da minha mãe, [quero] tentar comprar uma para ela."

"Minha mãe está velhinha e precisa de um mínimo de conforto e paz. Ela cuidou de muitos filhos, já está na hora de eu cuidar dela agora que eu me formei médico. Não quero que ela passe fome de novo, não quero que ela viva em uma casa com goteiras e mofo. Esses últimos ideais são meus sonhos de realização imediata e necessária", afirmou.

Aos líderes à frente de novas igrejas, congregações e pontos de pregação

Por Pastor Alex Cordeiro

Mensagem especial para pastores e líderes à frente de novas igrejas, congregações e pontos de pregação...

Como tem sido o seu investimento na área que foi chamado?



Ministrações do Pr Alex Cordeiro

Abandone 10 hábitos que favorecem a má digestão

Azia, gases, sensação de estômago pesado e sonolência são sintomas que já acometeram todos nós pelo menos uma vez. Apesar de serem comuns a pessoas com condições crônicas, como a doença do refluxo gastroesofágico, esses males podem surgir em qualquer um que exagerou no prato ou não tomou os devidos cuidados na refeição - mesmo aqueles que seguem uma dieta equilibrada. Confira os conselhos dos especialistas e fique atento aos deslizes que podem causar má digestão:  


 

Comer muito rápido

Ao comer rapidamente, cometemos dois erros cruciais - não mastigamos direito e não damos tempo suficiente ao nosso cérebro para perceber que estamos comendo. "Quando começamos a mastigar, nosso organismo libera uma enzima que facilita a quebra do alimento, iniciando o processo de digestão", explica o nutrólogo Fernando Bahdur Chueire, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Desta maneira, é fundamental triturar bem os alimentos antes de engolir, para que a enzima tenha tempo de agir, facilitando o trabalho do estômago e evitando que o órgão fique sobrecarregado - fator que deixaria a digestão mais lenta. Além disso, cada refeição deve ter duração de pelo menos 20 minutos. "Esse é o tempo médio que leva para o intestino liberar o hormônio que ativa o centro de saciedade do cérebro depois que começamos a nos alimentar", explica. Almoçar em menos tempo que isso não irá proporcionar a sensação de saciedade, fazendo que com a ingestão seja exagerada, dificultando a digestão e favorecendo problemas como refluxo. "Comer demais também torna o processo de digestão mais demorado, causando sensação de mal estar", alerta o nutrólogo. De acordo com o profissional, o ideal é comer até sentir-se bem e não até ficar "cheio".  

Manias à mesa

A gastroenterologista Mara Rita Salum, da Unifesp, explica que os órgãos do sistema digestivo se localizam na caixa torácica e, dependendo da forma como nos posicionamos, eles se comprimem, dificultando o processo digestivo, culminando na má digestão. Por isso, atitudes como comer deitado ou em qualquer posição que não seja ereta afeta diretamente a digestão. Outra mania comum é falar enquanto comemos - isso pode aumentar a ingestão de ar durante a refeição, favorecendo problemas relacionados a gases. 

Líquidos durante a refeição

"Quando alguém bebe muito líquido enquanto come, o estômago enche mais, podendo causar mal estar devido ao maior tempo de digestão necessário para esvaziar o órgão", aponta a gastroenterologista Mara. Tomar um copo de suco de até 150 ml, no entanto, não interfere de forma significativa na digestão e pode até facilitar o processo de mastigação. Mas a ressalva fica para as bebidas gaseificadas: elas provocam a dilatação do estômago, levando a uma maior ingestão de comida e prejudicando o processo digestivo. "Acompanhar a refeição com qualquer tipo de bebida não é recomendado apenas para quem sofre de doença do refluxo gastroesofágico, pois aumenta o risco de azia." 

Jejum prolongado

Para entender porque o jejum prolongado interfere na digestão, é preciso conhecer o mecanismo do corpo que causa a azia. Na ligação do nosso esôfago com o estômago, temos um órgão chamado esfíncter esofágico inferior, uma espécie de anel responsável por permitir a passagem de comida e se manter fechado quando não estamos fazendo uma refeição. "Ele se abre para o alimento passar do esôfago para o estômago e, em seguida, deve se fechar para reter o que foi ingerido e impedir que os sucos gástricos atuantes na digestão subam para o esôfago, causando a azia", explica o gastroenterologista Ricardo Blanc, da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia. Quando uma pessoa fica sem comer, o ácido gástrico produzido normalmente pelo estômago se acumula e pode refluir, irritando o final do esôfago e causando a azia. "Comer a cada três horas mantém o sistema digestivo em funcionamento, sem sobrecarga na produção de ácido gástrico", explica o gastroenterologista Luiz Eduardo Rossi Campedelli, do Hospital Albert Einstein. 

Boca seca

Ficar com água na boca não indica apenas que você está com fome - a saliva é parte importante do processo de digestão, pois é ela quem inicia esse processo. É pela saliva que são liberada as primeiras enzimas que ajudam na trituração dos alimentos. Além disso, a saliva ajuda na eliminação de bactérias da cavidade bucal, prevenindo contra cáries e outras doenças. Dessa forma, pessoas que tem a boca mais seca podem ter o processo digestivo prejudicado, já que a saliva não será suficiente. Segundo os especialistas, o uso de determinados medicamentos - entre anti-histamínicos, descongestionantes, analgésicos, diuréticos e remédios para pressão alta e depressão -, tabagismo, abuso de álcool, menopausa e doenças que afetam as glândulas salivares, como diabetes, Parkinson e HIV, são causadores de secura na boca. Ela também pode surgir uma vez ou outra, sem qualquer relação com esses problemas, mas se persistir o ideal é procurar um médico. Algumas dicas para evitar a secura na boca são beber bastante água, mascar gomas ou chupar balas sem açúcar e evitar bebidas com cafeína.  

Fumo e álcool

Você deve estar se perguntando por que o cigarro iria interferir na digestão, já que a fumaça se deposita nos pulmões. A resposta é simples: a nicotina, quando entra na corrente sanguínea, também vai para o sistema digestivo, e lá provoca a diminuição da contração do estômago, dificultando a digestão. "O uso contínuo do cigarro também enfraquece o esfíncter esofágico inferior, aumentando o contato do ácido gástrico com a mucosa esofágica e causando azia", diz o gastroenterologista Luiz Eduardo. Além disso, o tabaco altera o paladar e induz a produção de ácido clorídrico pelo estômago, o que facilita a infecção pelas bactérias Helicobacter pylori, causadoras da úlcera gástrica. Segundo o especialista, o cigarro ainda estimula a ida de sais biliares do intestino para o estômago, tornando suco gástrico mais nocivo ao organismo e intensificando o aparecimento de úlceras.

Com o álcool não é diferente. Quando ingerimos alguma bebida alcoólica, a substância logo é absorvida pelo nosso sistema gastrointestinal, irritando as mucosas do esôfago e do estômago e alterando as membranas do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes. "Os resultados podem ser esofagite, gastrite e até diarreia", explica o gastroenterologista Ricardo Blanc. Já no fígado, o álcool vai alterar a produção de enzimas, sobrecarregando o órgão. "Ele passa a produzir mais enzimas para metabolizar o etanol, levando a uma inflamação crônica ou hepatite alcoólica, podendo evoluir para cirrose", completa. Outro órgão afetado pelo excesso de bebidas alcoólicas é o pâncreas, responsável pela fabricação de insulina e de enzimas digestivas. O álcool pode causar uma inflamação no pâncreas, e essa inflamação pode evoluir para uma pancreatite. 

Sono inadequado

Descansar após as refeições, tirando um cochilo leve, pode ajudar na digestão porque está relacionada, sobretudo, ao repouso. "Dando um tempo das atividades pesadas, o fluxo sanguíneo permanece focado nos órgãos envolvidos na digestão sem qualquer problema", afirma o nutrólogo Fernando. Além disso, o ideal é repousar com a cabeça levemente inclinada para cima, pois isso ajuda na descida dos alimentos. "Ficar completamente deitado pode favorecer o refluxo ou mesmo atrapalhar a digestão", explica o especialista. A soneca, entretanto, deve durar apenas alguns minutos, pois ao entrarmos em sono profundo, o metabolismo fica lento, dificultando o processo de digestão. Caso queira dormir mais profundamente, espere de duas a três horas após a refeição.  

Respirar pela boca ou sorver alimentos

É comum pessoas com alergias respiratórias passarem a maior parte do tempo com as narinas entupidas, precisando respirar pela boca. Nesse cenário, ela acaba respirando pela boca também enquanto come, levando mais ar para o estômago e causando gases. O mesmo acontece quanto usamos canudinho ou sorvemos alimentos, como uma colher cheia de sopa. O ato de sugar a bebida ou o alimento também traz mais ar para dentro do corpo, podendo causar má digestão ou então intensificando um problema que a pessoa já tenha normalmente, como refluxo ou azia.  

Erros ao fazer exercícios

"Logo depois que você se alimenta, o organismo direciona maior fluxo sanguíneo para os órgãos envolvidos na digestão para que, dessa maneira, o processo seja realizado mais rapidamente", aponta o nutrólogo Fernando. Quando fazemos exercícios, por outro lado, quem solicita maior fluxo sanguíneo são os músculos. Assim, é fundamental esperar a digestão completa da refeição - que leva cerca de duas horas - para treinar, pois, do contrário, nenhuma atividade será bem realizada. Segundo o nutrólogo, a diminuição do fluxo sanguíneo ocorre até mesmo no cérebro e, por isso, é normal sentirmos preguiça, cansaço ou dificuldade de concentração logo após comer. O ideal, portanto, é esperar cerca de 15 minutos para voltar a trabalhar, estudar ou realizar outra atividade que exija atenção. 

Roupas ou cintos apertados

Usar calças ou saias com elásticos apertados, bem como abusar dos cintos, pode apertar o estômago e obrigar a comida a retroceder para o esôfago. Após as refeições, seu estômago dilata por conta da produção de ácidos gástricos, e a pressão das roupas pode fazer com que esses ácidos retornem para o esôfago, causando azia e refluxo. Esse problema é mais intenso em pessoas que estão acima do peso, pois a obesidade aumenta ainda mais a pressão no estômago. Essa pressão pode empurrar o conteúdo do estômago para dentro do esôfago, causando azia.  

Fonte