Água de berinjela contribui para REDUÇÃO DO COLESTEROL

Bebida deve ser consumida pela manhã, em jejum, para acelerar a perda de peso


Assim como o suco de berinjela, a bebida obtida por meio da imersão do fruto em água é uma ótima aliada do corpo e da saúde. Com propriedades funcionais, a bebida reduz os níveis de gordura do corpo e atua a favor do emagrecimento saudável.

Rica em vitaminas e antioxidantes, a berinjela é capaz de reduzir a ação dos radicais livres, que promovem o envelhecimento. Sua alta concentração de fibras solúveis não só ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, mas também diminuem o nível de colesterol no sangue, protegendo a saúde do coração, e absorvem gorduras presentes no estômago, eliminando-as por meio das fezes e promovendo a perda de medidas com saúde.

Outro benefício da água de berinjela é a sensação de saciedade que provoca, além do efeito diurético, que é capaz de eliminar toxinas do corpo e reduzir o inchaço.

Como preparar

Corte uma berinjela média com casca em rodelas ou cubos pequenos.
Coloque os pedaços em uma jarra com 1 litro de água.
Leve à geladeira e deixe lá durante a noite. Neste período, as fibras solúveis presentes no fruto vão se desprender e, em contato com a água, liberar suas propriedades funcionais.
Pela manhã, ainda em jejum, tire os pedaços de berinjela e beba um copo do líquido. Consuma o restante da bebida ao longo do dia, em especial antes das refeições, para reduzir a fome.

Fonte:

Suco de berinjela reduz em 30% o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer

Quem nunca ouviu falar em suco de berinjela, ou a água de berinjela para ajudar a emagrecer. Existem estudos sobre o auxilio da berinjela na redução das taxas do colesterol, mas nada ainda foi realmente confirmado. Para emagrecer ainda não existe nenhum tipo de estudo, mas naturalistas aconselham seu consumo, tanto para evitar pressão alta e diabetes como para saciar a fome.

A berinjela é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C e o suco do legume age como um antioxidante. Esse efeito pode corrigir defeitos na parede das artérias provocados pelo colesterol alto.

O suco também reduz a absorção do colesterol no intestino. Inúmeros trabalhos científicos já constataram que o controle do colesterol reduz o número de infartos em até 42%.

Além de uma boa notícia para a saúde, o suco de berinjela também traz ganhos estéticos: como perde-se gordura pode se transformar em um ótimo ingrediente para dietas de emagrecimento.

Não pense que a berinjela é o milagre que esperava, pois ela não é um emagrecedor. Ela é bastante fibrosa sendo assim, digestiva, laxante e muito nutritiva, indicada para indigestões e prisão de ventre. A inclusão da berinjela também é indicado para problemas do fígado e do estômago.

Para que as fibras sejam melhores aproveitadas, não coe, tome o suco como está e assim terá resultados mais rápidos e eficientes, e tomar pela manhã também em jejum faz bem e traz conforto.

Suco de berinjela com laranja

beringela-e-laranja















Ingredientes
  • 2 laranjas
  • Meia berinjela
  • 200ml de água

Como Preparar
Corte a berinjela em cubinhos e com a sua casca, depois descasque alaranja e pique sobre a berinjela, em seguida coloque-as no liquidificador e despeje a água, assim poderá bater até que misture bem e depois é só beber. 
Para que as fibras sejam melhores aproveitadas, não coe, tome o suco como está e assim terá resultados mais rápidos e eficientes, e tomar pela manhã também em jejum faz bem e traz conforto.
Além dessa nova dieta acrescente a berinjela também em suas refeições balanceadas do dia a dia, ela fará com que tenha belos resultados.
Espero que tenham gostado da matéria, agradecemos a sua visita, deixe o seu comentário, até mais… 

Fonte:

Tudo posso naquele que me fortalece


Filipenses Capítulo 4 Versículo 13. (King James Atualizada)
Por: Ana Lucia Gonçalves / BLOG PALAVRA DO DIA
  
“Tudo posso naquele que me fortalece.”
   
Temos vivido dias de muitas aflições, tormentas, dias de fúria contra nossas vidas, e na vida daqueles a quem o senhor nos tem confiado. Talvez você até tenha sido confrontado de uma maneira a qual achou que não iria conseguir, ou até pensou em desistir, mas Deus conhece suas forças e ele sabe até onde você pode suportar.

Uma certa vez um amigo me perguntou se eu sabia o que o versículo a seguir queria verdadeiramente dizer: Posso todas as coisas naquele que me fortalece!

Esse versículo não quer somente dizer que você pode beneficiar-se das bênçãos de Deus, mas também passar pelos levantes desta vida, assim como ser caluniado, ser injustiçado, sofrer perseguições, e ser desprezado, mas com uma única diferença...você passa por todos esses vales com Cristo, porque com ele você terá vitória.
O homem com certeza te apontará, duvidará da sua fé, e da sua vida com Deus, mas saiba que Jesus sofreu todas essas perseguições. E ele venceu! 

Quem te sustenta é Deus, sua aliança é com ele, e ele tem uma aliança de amor em especial com você. As lutas vêm e vão.... Mas quando elas vierem...olhe para Deus, ele irá preparar um novo dia, e esse novo dia será um renovo de Deus para você, cheio de esperança e alegria, tudo o que você precisa.

Creia que você pode todas a coisas com Cristo.
Você pode ter o melhor de Deus nesta terra, porque Jesus te libertou para ser vencedor.

Quanto tudo diz que não, Deus te diz...Sim e essa voz te encoraja a prosseguir. 
Vai filho, porque eu sou contigo por onde quer que andares.

Tenha um excelente dia!


Submeta-se ao Oleiro


“Gosto da história sobre um casal que foi a uma loja de antiguidades certo dia e encontrou uma linda xícara de porcelana na prateleira. Eles a tiraram da prateleira para vê-la mais de perto e disseram que gostariam muito de adquirir aquela xícara maravilhosa.

De repente, a xícara começou a falar: “Eu nem sempre fui assim. Houve um tempo em que não passava de um monte de argila fria, dura e sem cor. Um dia meu mestre me pegou e disse que poderia fazer algo comigo. Ele então me deu um tapinha carinhoso, trabalhou em mim e mudou meu feitio. Eu perguntei, ‘O que você está fazendo? Isso dói. Eu não sei se quero ficar assim! Pare!’ Mas ele disse, ‘Ainda não’. Ele então me colocou no roda e começou a girar até eu gritar, ‘Tire-me daqui, estou ficando tonto!’ ‘Ainda não!’ foi a resposta. Ele então me fez no formato de uma xícara e me colocou no forno. Eu gritei, ‘Deixe-me sair! Ele está quente aqui, estou sufocando.’ Mas ele olhou para mim pela janelinha de vidro e disse com um sorriso no rosto, ‘Ainda não’”.

“Quando ele me tirou de lá, achei que tinha acabado de operar sua obra em mim, mas então ele começou a me pintar. Eu não podia acreditar no que estava por vir. Ele me colocou no forno de novo, e eu disse: ‘Você tem que acreditar em mim, eu não aguento isso! Por favor, tire-me daqui! Mas ele disse, ‘Ainda não’. Ele finalmente me tirou do forno e me colocou na prateleira e achei que tinha se esquecido de mim. Então, um dia, me pegou da prateleira e me pôs diante de um espelho. Eu não podia acreditar nos meus próprios olhos: eu havia me transformado numa linda xícara de porcelana que todo mundo quer comprar”.

Talvez passemos por certas coisas na vida que não entendemos. Mas quando finalmente chegarmos à condição na qual Deus quer que estejamos, veremos que aquilo nos preparou para o que Deus queria de nós o tempo todo.”

Joice Meyer

Mantenha seus compromissos com Deus

Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem e todo o coração.Jeremias 29.13
  
Talvez tenhamos de tratar nossa carne com rigor para resistir ao espírito de passividade que tenta nos impedir de crescer no conhecimento de Deus. O compromisso de passar tempo com Deus é um compromisso tão sério quanto qualquer outro que possamos ter.

Se eu precisasse de diálise por causa de uma enfermidade nos rins e tivesse de ir ao hospital duas vezes por semana às 8 horas da manhã para fazê-la, certamente não aceitaria um convite para fazer qualquer outra coisa durante esse horário, não importa o quanto convidativo isso fosse ou o quanto eu desejasse ir. Saberia que minha vida dependia do fato de eu manter o meu compromisso com a diálise.

Devemos ter essa mesma seriedade com nosso tempo com Deus. A qualidade de nossa vida é grandemente afetada pelo tempo que passamos com Ele, de modo que esse tempo deve ser prioridade no nosso horário.

Às vezes nos tornamos relapsos em manter os nossos compromissos com Deus porque sabemos que Ele está sempre disponível. Sabemos que sempre poderemos contar com Deus, então podemos faltar ao nosso tempo com Ele ou reprogramá-lo para podermos fazer alguma coisa que nos parece mais urgente.  Se passássemos mais “tempo prioritário” com Deus, talvez não tivéssemos tantas situações “urgentes” que tendem a roubar nosso tempo.

Quando passamos tempo com Deus, ainda que não sintamos a Sua presença ou achemos que não estamos aprendendo nada, mesmo assim estamos plantando boas sementes que produzirão boas colheitas em nossa vida. Com persistência, você chegará ao ponto de entender mais a Palavra de Deus, desfrutar da comunhão com Ele e falar com Deus e ouvir Sua voz.

A PALAVRA DE DEUS PARA VOCÊ HOJE: mantenha os seus compromissos com Deus.

Tenha um excelente dia

Pessoas são mais importantes do que coisas


“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1 João 2.15)

Certo dia, uma antiga empregada de nossa casa estava cozinhando uma carne assada para nós na panela de pressão. Ela fez algo errado, e a válvula saiu e a panela soltou vapor, carne, gordura, batata e cenoura por todo lado. O ventilador de teto acima do fogão estava na rotação máxima. Ele pegou aquela comida e gordura e mandou voando por toda a cozinha: paredes, teto, chão, mobília – e na empregada. Quando cheguei em casa do trabalho, ela estava sentada em canto, chorando. Ela parecia tão mal que eu pensei que tinha recebido uma notícia trágica. Finalmente consegui que me dissesse o que havia acontecido. Quando ela me contou, comecei a rir. A esta altura Dave chegou, e nós duas ríamos histericamente.
Ela então disse: “Eu destruí a cozinha!”.

Eu me lembro de ter lhe dito: “ A cozinha pode ser substituída, mas não você. Você é mais importante do que a cozinha. Graças a Deus que não se machucou”. Houve uma época na minha vida em que essa talvez não tivesse sido a minha resposta. Antes de aprender que as pessoas são mais importantes do que as coisas, eu teria ficado zangada e dito coisas feias para fazer minha empregada se sentir estúpida e culpada.

Se nós amamos as pessoas, Deus pode substituir as coisas perdidas; mas se amamos as coisas excessivamente, talvez venhamos a perder as pessoas; que não podem ser substituídas.

Joyce Meyer

Seja criativo !!!


De camelô a empresário milionário: David transformou R$12 em R$120 mil


Transformar R$12 em R$120 mil. Foi assim que o vendedor de balas no Rio de Janeiro, David Portes, 54, passou de camelô a um empresário milionário. Criatividade, ambição e ousadia são as dicas que David dá para fazer sucesso. Não tem receita pronta, garante, mas é preciso ter muita persistência e trabalho duro se reinventando a cada dia.

Nascido em Campos, no Norte fluminense, David estudou só até a 7ª série. A escola era longe e a família toda trabalhava na roça numa fazenda de cana de açúcar. Há 25 anos, David, recém-casado, resolveu dar uma reviravolta na sua vida. Como ele próprio define: “Vim morar na cidade do Rio em busca de um sonho. Meu sonho era a felicidade, ter uma família, uma casa e dignidade”.

Vivendo num barraco na favela da Rocinha, David trabalhou por pouco tempo na Polygram, a fábrica de discos de vinis. Após a falência da empresa, David viu-se desempregado e despejado de seu barraco com sua esposa grávida. Era uma noite fria de julho de 1986 quando o casal parou na esquina das avenidas Presidente Wilson e Presidente Antônio Carlos, em pleno coração central do Rio.

A mudança na história de David começa quando sua esposa aos sete meses de gravidez precisou ser medicada. O remédio custava na época alguns cruzados, o que hoje seria o equivalente a R$12. Sem ter dinheiro para comprar o medicamento, um porteiro de um edifício comercial no centro se sensibilizou e fez o empréstimo.

O pulo do gato ocorreu quando, “ao invés de comprar remédio fui comprar doces na Central do Brasil para vendê-los depois”. Com os R$12, comprou meia dúzia de paçocas e mariolas e rapidinho dobrou o dinheiro. “Comprei o remédio e voltei para o depósito para comprar mais doces e, assim, fui dobrando o dinheiro e com mais variedades. Quanto mais produto eu tinha, mais a venda aumentava”.

De Street marketing à delivery

Após um ano na nova atividade, David descobriu que precisa investir no marketing de rua, o “street marketing”, definiu. “Naquela época só os shoppings faziam marketing promocional. Com as bancas de bala concorrentes, vi a necessidade de fazer algo diferente, fugir inteiramente do igual”.

Resolveu, então, fazer uma coisa criativa: o tele entrega. “Fui eu quem introduziu o ‘delivery’. Há 24 anos eu já fazia delivery e recebia os pedidos em três orelhões. Criei o ‘call center’ anexo à Banca do David. Fazia promoções... ‘quanto mais ligar, mais chance você tem de ganhar’, ressaltou.
 

Banca do David virtual

Localizada no mesmo ponto aonde o casal se abrigou há 25 anos, numa das esquinas mais movimentadas do centro do Rio, a Banca do David hoje faz sucesso. Com tapete vermelho no chão, coleta seletiva, 360 itens entre doces, biscoitos, chocolates e ainda uma linha de produtos diets e lights, o faturamente diário é entre R$1.000 e R$1.500. Já tendo transformado a banquinha num point e com a vida cheia, David depende da ajuda de mais três funcionários na banca, o Paulão, o Mário e o Carlos, dois deles seus irmãos.

No início da década de 90, o camelô inventou o serviço de ‘drive thru’, o motorista para o carro e pega os doces sem sair do volante. E para quem não acredita, o camelô passou a ficar antenado com a modernidade. Com o início da internet, a Banca do David foi para o mundo virtual, o camelô passou a receber pedidos também pela internet e, assim, criou o ‘e-commerce’, o comércio eletrônico de doces.

Com a ajuda de um amigo que trabalhava num prédio comercial, ele criou um e-mail. “A gente mandava o catálogo com todos os produtos e as pessoas pediam. Eu não tinha acesso ao e-mail, mas meu amigo tinha. Eu recebia os pedidos pela internet via cordinha. Ele amarrava o pedido numa cordinha e descia pela janela do edifício”.

Ainda hoje é possível fazer pedidos pela internet através da loja virtual, mas só para longas distâncias, se não o jeito mais prático mesmo é o tele entrega. No auge da inserção no mundo eletrônico, David já teve até laptop na banca com ponto de internet wi-fi, mas aboliu a ideia depois ter sido roubado.

Driblar a concorrência

Para driblar a concorrência, David realiza todo mês promoções. Fez uma pesquisa com as suas ‘davidzetes’(assim como as chacretes), David contrata duas modelos para saber a preferência dos consumidores.

“A gente faz tudo diferente para chamar atenção. O marketing é isso, você só é notado quando é visto. Percebi que as vendas caíram e a pesquisa indicou que comer doces dá cárie, então fiz uma parceria com um consultório dentário para fazer limpeza. As pessoas se cadastravam e ganhavam uma limpeza com flúor e tártaro: ‘a banca do David manda limpar’, esse era o slogan”.

Os slogans são os mais criativos. David chegou a fazer parcerias com companhias aéreas para sortear passagens de avião para Miami, em 1998, e o slogan era: “tenha uma doçura viagem, coma mais doce e voe United”. Já fez também promoção para um fim de semana na Região Serrana: “David não é Maomé, mas leva você até a montanha”.

Palestrante milionário

O sucesso foi tão grande que há 10 anos David foi descoberto por José Carlos Teixeira, presidente do Instituto de Marketing Industrial (IMI), com sede em São Paulo, que o convidou para dar uma palestra no Hotel Sheraton para 180 empresários na capital paulista.

Hoje, David é convidado para dar palestras e seminários em todo o Brasil e no exterior. Mesmo sem ter diploma de nível superior ou até mesmo sem terminar o ensino médio, David é convidado para falar a profissionais de vendas e executivos de grandes empresas como Petrobras, Shell, companhias de telefonia, além de Samsung, Motorola e redes de supermercado.

“Já tem 10 anos que comecei a fazer palestras, foram 978 palestras. E a palestra vai mudando, a gente vai botando novos conteúdos. A história não muda, mas a gente coloca alguns temperos”, conta David que já viajou para os Estados Unidos, China e Europa. No Brasil já foi a muitas as cidades, do Acre até o Rio Grande do Sul.

Ele cobra R$12 mil para dar palestras de cerca de uma hora e meia de duração, já no exterior o preço varia entre 8 a 10 mil dólares. “Não falo nada de inglês, só português. O que encanta os executivos é a simplicidade, o que grandes pensadores de marketing estudam, eu digo por intuição”, admite.

Consultor de marketing

O camelô agora consultor de marketing requisitado já tem até um livro publicado, no final de 2008, que está na sua quarta tendo vendido 30 mil exemplares: “David, Uma Lição de Vidae deMarketing” (Ed Futura).

E qual é a chave do sucesso? A atitude, garante. “Ter uma ideia e botá-la em prática. Eu digo sempre, nunca tenha medo de cometer erros, pois o pior erro é o medo não tentar. A vida só é dura para quem é mole. Tem que ser muito proativo. Atitude é tudo. Tem que ter perseverança, lutar pelo sonho e correr na frente. Quem corre na frente bebe água limpa, quem fica atrás só pega água suja. A concorrência é boa, dá inspiração. A dica é reinventar”, defendeu o camelô milionário.

Hoje ele mora com a esposa, Maria de Fátima Monsores Portes, 49, no bairro Flamengo, na zona sul do Rio. Ela também ajuda nos negócios do marido. O filho de 25 anos, Thiago Monsores Portes, formou-se em Publicidade e hoje dirige junto com o pai a agência DMarketing que atende cinco contas de marketing e publicidade e emprega 30 jovens profissionais da área.

“Todo mundo aqui é acadêmico, eu só dou uns pitacos. Agora estou querendo voltar a estudar, terminar o segundo grau e estudar marketing. Já estive em várias universidades dando palestras. Uma vez por mês eu separo uma data para falar para os alunos”, disse.


Podemos mandar, exigir ou determinar alguma coisa a Deus?


PETIÇÃO OU DETERMINAÇÃO?


Esse ensino se tornou mais um modismo no meio evangélico, sendo fácil encontrá-lo tanto nas mensagens de grandes pregadores como de cantores.

É um fato também que esse ensino tem causado muitas controvérsias; nem sempre os crentes têm entendido a suposta diferença entre !petição" e "determinação". Há relatos de crentes que migraram para outra igreja por entenderem que a sua igreja de origem ocultou-lhes a verdade, não lhes ensinando a importante doutrina da "determinação".

Sabedor das dificuldades que esse ensino tem causado na comunidade evangélica, R.R. Soares tem, ultimamente, tentado suavizá-lo. É o que percebemos quando um dos seus leitores indaga na Revista Show da Fé, na seção "minha resposta".

Em João 14.13,indaga o leitor, está escrito: " E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho". Dizem que a tradução correta não é PEDIRDES, mas DETERMINARDES. Se isso é verdade, a pessoa pode determinar que o mal saia de sua vida ou ocorra uma bênção profissional ou material? A pessoa pode determinar aquilo que quiser?"

Ali, Soares respondeu:

" O âmago dessa questão não é, simplesmente, uma questão de tradução - se é "pedir" ou "determinar", mas aquilo que é pedido ou determinado. Toda promessa bíblica é verdadeira e autêntica, pois aquEle que a faz é a Verdade (Jo 14.6; 17.17). Nosso equívoco, muitas vezes, é não prestar atenção no contexto da promessa em que estão colocadas as condições necessárias para que a bênção se cumpra. Nesse caso, o contexto começa no versículo 12: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que cr~e em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai" (Jo 14.12). Ou seja, aquilo que determinamos se realizará, pois será para fazer a obra de Deus, e não para satisfazer o nosso ego ou nossa ganância. Sobre isso, o apóstolo Tiago não podia ser mais direto, quando disse: "Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar, combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tg 4.2-4b). O restante do contexto da maravilhosa promessa aludida na pergunta está na frase final dela mesma: "Para que o Pai seja glorificado no Filho". Algo que não glorifique ao Pai na pessoa do Senhor Jesus Cristo jamais se tornará realidade como cumprimento da Palavra, pois a bênção somente ocorre quando promove a glória devida ao Senhor. Jesus ensinou isso quando vinculou a necessidade de estarmos nEle e sua Palavra em nós, para que nossa oração fosse sempre respondida afirmativamente: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito" (Jo 15.7).

Na resposta dada por R.R. Soares, fica evidente que há uma tentativa de se minimizar a celeuma criada por esse ensino no meio evangélico. Todavia, Soares já havia escrito em seu livro COMO TOMAR POSSE DA BÊNÇÃO, como de fato ele entende essa passagem:

Ali, ele escreveu:

"AQUI ESTÁ A GRANDE REVELAÇÃO. ESTA PALAVRA PEDIRDES ESTÁ MAL TRADUZIDA. DEVERIA TER SIDO TRADUZIDA POR DETERMINARDES. O VERBO TRADUZIDO DA LÍNGUA GREGA POR PEDIR TEM O SENTIDO DE DETERMINAR, EXIGIR, MANDAR. EM OUTRAS PALAVRAS, NÃO PRECISAMOS PEDIR AO SENHOR A BÊNÇÃO, E SIM EXIGIR QUE ELA SE MANIFESTE EM NOSSA VIDA. AQUI RESIDE PRATICAMENTE METADE DO SEGREDO DO SUCESSO NA VIDA ESPIRITUAL. EXIGIR A BÊNÇÃO QUE, SEGUNDO A PALAVRA, JÁ É NOSSA, É SIMPLESMENTE CONCORDAR COM O SENHOR E NÃO DEIXAR O DIABO FICAR COM AQUILO QUE NOS PERTENCE".
 .
Esses comentários contraditórios de Soares acabam por deixar o leitor confuso, pois enquanto um afirma uma coisa, o outro contradiz totalmente o que foi dito anteriormente. 
Não me entenda mal, não tenho nada contra a pessoa de R.R. Soares, a meu ver entre os neopentecostais ele é o que menos inovações apresenta. Todavia acredito que sua doutrina precisa ser corrigida em alguns pontos, como, por exemplo, o que está sendo feito aqui.

Pois bem, será que de fato nossas Bíblias traduzem esse termo equivocadamente? O correto é "pedir" ou "exigir" algo a Deus?

o verbo grego AITEO traduzido em nossas Bíblias com PEDIR ocorre 70 vezes no texto grego. Em nenhuma passagem do Novo Testamento grego essa palavra possui o sentido de DETERMINAR, MANDAR OU EXIGIR. O clássico dicionário do Novo Testamento grego de Vine, citado frequentemente por Kenneth Hagin e R.R. Soares, por exemplo, comenta esse termo da seguinte forma: "Pedir (aiteo), se deve distinguir de EROTAO. Sugere com maior frequencia A ATITUDE DE UM SUPLICANTE, a petição de UM INFERIOR EM RELAÇÃO AQUELE A QUEM SE DEVE FAZER A PETIÇÃO, por exemplo, no caso de homens pedindo algo a Deus (Mt 7.7); de um filho a um progenitor (Mt 7.9); de um súdito a um rei (At 12.20); dos sacerdotes e o povo a Pilatos (Lc 23.23); de um mendigo a um viajante (At 3.2). Por outro lado, Etelbert Bullinger em seu léxico grego analítico traduz como "rogar", "implorar", "suplicar", acrescentando: "IMPLICA UMA DISTINÇÃO EM POSIÇÃO E CIRCUNSTÂNCIA ENTRE AS PARTES, E EXPRESSA A PETIÇÃO DE UM INFERIOR PARA UM SUPERIOR".

Há outras passagens que ilustram isso:"E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir (aiteo) um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma serpente?" (Lc 11.11). Aqui fica claro que o filho não "determina", não "exige", nem tampouco "ordena" que seu pai lhe dê um peixe. Em Mateus 20.20 está escrito: "Então, se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido (aiteo). Não podemos aceitar a ideia de que a mulher de Zebedeu estava "determinado" a Jesus, quando glorificado, que permitisse que seus filhos se sentassem um a sua direita e outro a sua esquerda. Por duas razões: primeira, o texto é claro em dizer que ela "adorando-o" pediu. Isso significa atitude de reverência e súplica, e me segundo lugar porque o pedido não foi atendido.

A ideia, portanto, de usar esse verbo com o sentido de "determinar", "mandar", "ordenar" não é bíblica. Os eruditos põe sempre commo primeiro significado de AITEO o termo "pedir" ou "suplicar"; outros observam que é "no grego profano", que AITEO signfica também "exigir". Foi desse último significado que o norte-americano P.C. Nelson extraiu a ideia de "exigir" passando posteriormente para Kenneth E. Hagin e deste para R.R. Soares, culminando na doutrina da determinação ou do direito legal dos crentes. 

Acredito que o cristão deve sim ser determinado em sua fé e específico em suas orações, mas isso não lhe dá o direito de exigir de Deus nenhuma de suas bênçãos como se Ele tivesse ficado prisioneiro de leis que criou. Para recebermos a concretização das promessas que Deus nos prometeu não necessitamos de nenhum mantra, mas apenas da fé inabalável em sua santa Palavra. 

(Extraído do meu livro: DEFENDENDO O VERDADEIRO EVANGELHO, CPAD, 2009, pp.171-174).