A Peleja Não é Sua

A Peleja Não é Sua
Texto Bíblico: 2Crônicas 20.1-4,12-22
Introdução: 
Ø     A promessa do Senhor, dada através do profeta Jaaziel, serve de conforto para crentes de todas as épocas que enfrentam situações de desesperança: “… Não temas, nem vos assusteis… pois a peleja não é vossa, senão de Deus.” (v.15b).

Ø     Este é, provavelmente, o capítulo mais amado e familiar de 2 Crônicas, pois explica como o Senhor garante a vitória àqueles que confiam nEle. 
Ø     Josafá estava enfrentando a pior ameaça externa do seu reinado.
Ø     O resultado? O resultado foi a maior vitória jamais experimentada por ele.

Ø     Uma grande multidão (v.2) de moabitas, amonitas e outras tribos da região da Síria estavam tramando esmagar Judá. Em face da incrível disparidade numérica do inimigo, Josafá humilhou-se diante do Senhor.
No entanto, a narrativa revela três passos que colocaram o povo na posição em que Ele poderia libertá-los:
1- Jejum. (v.3).
O jejum foi o primeiro passo para a vitória que Judá experimentou. Este foi um jejum anunciado, de que participou toda a nação. O jejum não é um meio pelo qual alguém pode manipular a Deus para conseguir algo. O jejum é simplesmente uma indicação externa de uma sinceridade interna, evidência da urgência em momentos de necessidades especiais.
2- A Oração. (vv.4-13).
A oração foi o segundo passo diretamente relacionada à vitória de Judá. A oração de Josafá talvez tenha sido baseada na promessa de 7.14. O v.12 traduz a essência desta oração para momentos de desesperança: “Porque em nós não há força… e não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.” O clamor do cristão na mais escura noite da sua experiência é: “Senhor, não sei o que fazer, mas sei que posso contar com a tua ajuda.” (Is 41.10).
3- O Louvor. (vv.18-22).
O louvor foi o terceiro passo que revelaram a milagrosa vitória de Judá. (A palavra Judá significa “louvor”). E, ao tempo em que começaram (a cantar) com júbilo e louvor a Deus, na certeza de que Ele iria lutar por eles, os seus inimigos foram desbaratados.
O Louvor poderoso gera vitória. A vitória veio de uma forma estranha, mas poderosa. Os levitas ficaram de pé e louvaram “o Senhor, Deus de Israel, com voz muito alta.” (v.19). O resultado deste poderoso louvor foi uma vitória completa!
O Salmo 22:3 explica que Deus é entronizado entre os louvores do seu povo. Qual seja a situação ou tempo em que o povo de Deus o louva, Deus reina entre o povo e faz grandes coisas em seu favor: “… Louvai ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.” (v.21b).
Conclusão:
“… Não temais, nem vos assusteis… Pois a peleja não é vossa, senão de Deus.” (v.15b). – ”… Louvai ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.” (v.21b).

Texto do Pastor Renato Neves

Quais são os seus alvos para 2014?

Recebi essa tabelinha por e-mail e achei interessante. Não sei quem a criou...

Evite as conversas inúteis e profanas

Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. (2 Timóteo 2:16)

Uma das áreas em minha vida que tive de aprender a obediência ao Senhor foi em minha maneira de falar – ou, para ser mais precisa, saber quando devo parar de falar.
Se você é falador como eu, entende porque digo que há ocasiões quando falamos ungidos pelo Espírito Santo, e outras quando falamos em vão, quando não faz sentido, é só papo furado – o tipo de comunicação sobre a qual o apóstolo Paulo adverte o jovem Timóteo em sua carta, citada no versículo acima.

Houve ocasiões em que recebíamos visitas em nossa casa e eu acabava de dizer tudo o que o Senhor queria que eu dissesse, mas mesmo assim não parava de falar. 
Geralmente podemos identificar quando deixamos de estar ungidos por Deus e começamos a ser somente nós, na carne – na nossa própria força. Depois deste ponto eu começava a tagarelar, e não dizia verdadeiramente nada de valor, ou repetia a mesma coisa vez após vez.

Às vezes, quando as pessoas iam embora de nossa casa eu me sentia exausta. Se tivesse parado de falar umas duas horas antes, quando o Senhor havia me dito, não estaria tão desgastada!  O requisito especial que o Senhor queria que eu aprendesse era dizer o que Ele queria que eu dissesse, e então parar.

Já lhe aconteceu de estar conversando com alguém sobre um assunto delicado e então a conversa toma um rumo tal que se torna um pouco acalorada? Dá para sentir que as emoções estão começando a ficar fora de controle, e aquela vozinha no seu interior lhe diz, “Chega. Não diga mais nada”. Essa vozinha, embora delicada, é muito forte, e você sabe que dizer algo mais não seria sábio.  Mas depois de pensar um minuto, decide seguir em frente, na carne! E poucos minutos depois está no meio de uma guerra declarada! Assim que o Espírito diz, “Chega”, precisamos parar. Se continuarmos, estamos pedindo para viver frustração e derrota.




Conheça a palavra e pratique

"Satanás não se importa se aumentarmos nosso conhecimento da Palavra de Deus, desde que não nos dediquemos à oração, o que nos impulsionaria a pôr em práticas as instruções que recebemos pela leitura da Palavra. De que vale um conhecimento profundo se nosso coração não tem profundidade espiritual? De que adianta termos uma boa posição perante homens, se não a temos diante de Deus? De que vale a higiene do corpo, se nossa mente e espírito estão sujos? De que adianta possuirmos uma fachada de religiosidade se nosso coração é carnal? Por que nos orgulharemos de força física, por exemplo, se espiritualmente somos fracos? De que vale a riqueza de mundo se vivemos em pobreza espiritual? Que prazer pode ter na popularidade social aquele que é desconhecido do inferno? A oração conserta todos esses desajustes espirituais."
Leonard Ravenhill in Por que tarda o pleno avivamento


A vida muda, quando "você muda"



Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?

No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o re
flexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda"
(Autor desconhecido).

Com o coração eu creio, Com a boca eu falo



Existe um grande número de literatura que fala sobre o pensamento e a palavra positiva. Muito mais do que talvez você já tenha lido, Jesus ensinou que as nossas palavras tem poder de mudar situações.

Não uma palavra comum, ou apenas positiva, afirmativa, mas acompanhada de fé.

Cada vez mais temos aprendido sobre a nossa fé, sobre o Reino de Deus, temos mais conhecimento bíblico, mas todas estas coisas precisam ser manifestas ou expressas por nosso viver com coerência de atitudes, de passos concretos que determinam a qualidade de nossas vidas.

De que adianta alguém ter uma fé acadêmica, uma fé como herança familiar ou por conveniência, social, cultural ou de qualquer outra forma? O que se faz necessário é desenvolvermos nossa fé de maneira verdadeira que nos faça caminhar com passos altaneiros, tendo uma vida íntegra, correta, influenciando vidas a viver uma vida com excelência.

O problema do homem é que tem aprendido muito sobre fé, tem dito muito que crê, porem em sua vida nada acontece, não existe transformações e muito menos crescimento.

Na primeira parte deste assunto Jesus perguntou aos seus discípulos QUEM DIZ O POVO SER O FILHO DO HOMEM? Mas logo em seguida foi claro em lhes perguntar: E VOCÊS, QUEM DIZEM QUE EU SOU?

Jesus estava ensinando aos seus discípulos que a revelação que lhes havia sido dada deveria ser manifesta com suas palavras, ser declarada, pois quando assim fazemos estamos tomando uma posição para nossas vidas.

Pessoas são abençoadas e conquistadoras porque um dia falaram ou tem falado de maneira correta e muitos outros estão vivendo uma vida de miséria, destruição, fora dos propósitos de excelência de Deus, deixando de desfrutar os direitos de um filho de Deus porque suas palavras são incorretas, são faladas de maneira incorreta, são negativas, decretam coisas ruins.

Mesmo vivendo todos os dias com Cristo, sabendo quem Ele era até aquele momento ainda não haviam falado o que estava em seu coração. A sua fé precisa ser expressa por palavras.

Jesus estava ensinando que são nossas declarações e afirmações sempre estarão dando um colorido e definição muito especiais de vida para nós. Elas são importantes, tem peso, amaldiçoam ou abençoam, decretam coisas boas ou ruins, por isto Jesus permite que muitas situações vem as nossas vidas para que possamos ativar a revelação de quem é Ele e da fé que temos nele.

Em Provérbios 6.2 diz: Estás enredado o que dizem os seus lábios, estás presos com as palavras de sua boca. (Versão atualizada).  

O homem se torna prisioneiro de suas atitudes e das palavras que falou. Isto não é um ensino filosófico, psicológico, neurolinguístico ou religioso, mas com nossas palavras e atitudes podemos nos amarrar naquilo eu é maravilhoso ou naquilo que é destruidor.

O texto de Mateus 8.5-13 nos ensina algumas coisas maravilhosas. Um centurião que tem um servo, um soldado paralítico que sofria de maneira terrível e, crendo em Jesus, foi ter com Ele para que o seu servo fosse curado. Jesus disse que iria a sua casa, mas este centurião lhe diz não ser merecedor da sua visita e que poderia apenas dizer uma palavra e o seu servo estaria sendo curado.

Aquele centurião entendia de autoridade, explicou a Jesus que ele dá ordens aos seus servos e eles cumprem, logo, Jesus poderia dizer, seja curado e o servo seria curado.

O que Jesus falou foi algo maravilhoso: Ele ficou admirado com a fé daquele homem! Jesus estava vivendo em uma época onde as sinagogas e os templos estavam cheios, os homens oravam e jejuavam nas praças, viviam uma vida religiosa tremenda, mas declarou que jamais havia visto em Israel uma fé como aquela do centurião.

Alguns ensinamentos podemos destacar:

ð  Não existem palavras positivas, existem sim, palavras acompanhadas de uma fé verdadeira, resultado de um coração cheio de fé.

ð  Uma fé verdadeira provém daqueles que entendem quem Cristo é e este entendimento não provem de uma fé ou ensinamento acadêmico, mas de uma experiência com Deus.

ð  Que fé não significa ter atitudes religiosas, mas manifestação com palavras e atitudes.

ð  Que embora muitos estejam vivendo dentro de uma religião, os que herdarão o reino dos céus são aqueles que vivem por fé, por fé verdadeira, não escondida, mas manifesta em seu viver.

E por fim o resultado: Jesus disse, entenda falou: Vá, como você creu, assim lhe acontecerá. Na mesma hora o seu servo foi curado.

Eu creio que esta palavra também Ele fala para mim e para você.

Continuaremos,

Um abraço e que Deus lhe abençoe rica e abundantemente.

Marcos Paiva

Visite nossos sites:
http://novavidaniteroi.org.br

Siga-nos em
http://facebook.com/invniteroi  


Deixe sua ansiedade no altar de Deus > Descanse


1 Pedro Capítulo 5 Versículo 7. (King James Atualizada)
Por: Michelle Coutinho / BLOG PALAVRA DO DIA


“Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós!”



Preocupação!
Significado da preocupação= É se pré – ocupar com algo. Ficar inquieto, apreensivo com algo que ainda nem aconteceu.

Não sei se você esta inquieto, apreensivo com algo, mas eu quero te fazer meditar neste versículo acima. Todas as vezes que a preocupação bater a sua porta, lembre-se de entregar a Deus, pois Deus é quem cuida de você!

Não precisamos ir muito longe para vermos pessoas que sofrem e já sofreram consequências devido a uma preocupação.
Não estou dizendo para você não dar mais atenção para as coisas que acontecem no seu dia a dia, mas estou querendo te dizer que ao invés de você ficar inquieto, ficar travado diante das coisas ou até mesmo querer resolver tudo do seu jeito, descanse em Deus, pois ele quer cuidar de você!

Aquilo que você deve fazer, faça!
Aquilo que você não pode fazer entregue a Deus, não queira “Dar um jeitinho”, não procure atalhos, você não pode fazer, deixe Deus fazer, entregue sua ansiedade para ele.

Tenha um excelente dia!


Eu acalmo o mar – Rosi Nascimento
Para ouvir segue link: http://youtu.be/VZaueip1ihM


Filho Meu, não temas não fiques assim desse jeito
O seu clamor chegou a Mim estou aqui.
Eu sei que o mal só vive cercando você na estrada
Tentando roubar sua fé até desistir.
Pode ser grande o seu problema
Mas Eu Sou maior que tudo,

Acalmo esse vento forte, e lhe ajudo a prosseguir
Como ajudei os Meus servos de outrora,
Não abandono a quem Me clama e chora
Eu Sou teu Deus, Eu Sou teu Deus.

Eu acalmo o mar, não temas ó Meu filho
Eu vim lhe ajudar, Sou seu porto seguro pode confiar,
Eu sou maior que tudo, então pra que temer?
Eu estou com você.

Eu acalmo o mar estou na sua frente Sou seu guardião,
Lhe guardo e lhe seguro com as Minhas mãos
Eu Sou maior que tudo e vou lhe abençoar, você vai triunfar.

Confia vai em frente, não desista, não se entregue
Veja a bandeira da vitória que se ergue
Eu estou contigo te ajudo, te liberto
Toda tempestade Eu faço acalmar.

Eu sou o teu Senhor e te ajudo a toda hora
Quem é contra ti vai contemplar a tua vitória,
Quando Eu abençoo ninguém pode intervir
Eu Sou Deus, eu Sou Deus.



Eu acalmo o mar, não temas ó Meu filho...
Eu vim lhe ajudar, Sou seu porto seguro pode confiar,
Eu sou maior que tudo, então pra que temer?
Eu estou com você.

Eu acalmo o mar estou na sua frente Sou seu guardião,
Lhe guardo e lhe seguro com as Minhas mãos
Eu Sou maior que tudo e vou lhe abençoar, você vai triunfar.

Você irá cantar o hino da vitória



O Ministério Palavra do dia conta com a sua ajuda!

QUERIDOS, RECEBI ESTA MSG DA QUERIDA MICHELE COUTINHO, COORDENADORA DO MINISTÉRIO PALAVRA DO DIA E ESTOU COMPARTILHANDO... QUEM SENTIR O DESEJO EM AJUDAR ENTRE EM CONTATO COM ELA.

"Queridos estamos orando ao Senhor para que prepare mantenedores para esse Ministério, pois os dias não tem sido muito fáceis, mas estamos certos que Deus esta conosco!

Estamos precisando de apoio para a Palavra do dia, Central de Oração e Ação Social. Quem puder nos apoiar ficarei muito grata, mas quem não puder não se sinta constrangido, ore para que Deus dê condições!
Se você conhece alguém que pode nos ajudar em alguma dessas doações abaixo, entre em contato!


Segue o que precisamos:


·         *Eu estou tentando conciliar as minhas tarefas do dia a dia e o Ministério Palavra do dia e fico triste quando vejo que não vou conseguir enviar as mensagens e nem responder os E-mails de oração.  É bem provável que nas próximas semanas devido aos meus afazes com o ministério Palavra do dia e Ministério Pastoral, não vou conseguir enviar as mensagens.  Preciso urgente de um Notebook, não tenho condições de comprar um agora, mas peço que orem para que logo eu possa ter, pois aonde eu estiver poderei enviar as mensagens e responder os pedidos de oração.


·        * Estamos precisando de apoio para manter as contas de telefone e internet, compras de bíblias, despesas de correios.

·       *  Estamos precisando de doação de Cestas Básicas.



·       *  Estamos precisando de doação de roupas de bebe (menina), Fraldas Descartáveis (P, M, G).

·         *Doação de PALETES DE MADEIRA.

Se você pode apoiar envie uma mensagem ou entre em contato via telefone.




Seja um parceiro Palavra do dia
FAÇA UMA OFERTA DE AMOR!
ITAU
AG: 8463
C/C: 04990-1
Michelle Coutinho Silva

Obs: Nos envie uma mensagem informando se a oferta será única ou mensal.

Deus te abençoe!"


Deus não perde o controle de NADA!

Salmos 23 Versículo 1. (King James Atualizada)
Pr. Franco / BLOG PALAVRA DO DIA 

“O Senhor é o meu pastor; nada me falta.”
  
O Rei Davi, autor deste salmo, registra um maravilhoso e eterno testemunho:
     - O Senhor é o meu pastor!

Depois de passar por várias guerras, lutas, rebeliões, graves problemas familiares e um monte de coisas mais, ele olha para trás e percebe que Deus sempre estivera ao seu lado, cuidando dele. Ao dizer "O Senhor é o meu pastor", na verdade ele está dizendo:  DEUS CUIDA DE MIM!

Na sua juventude ele tinha sido um pastor de ovelhas, por isso, para retratar o cuidado de Deus sobre a sua vida, o rei Davi traça vários paralelos entre Deus e um pastor de ovelhas exemplar:

Deus supre as necessidades básicas dos seus filhos.
    "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará" - vs 1.

 Um bom pastor jamais deixava faltar água e alimento para suas ovelhas.

 Foi o próprio Jesus quem garantiu, em Mateus 6.31-32: “Não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que havemos de vestir... Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso”.

Tranquilize seu coração: DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM)

Precisamos ser honestos e admitir que às vezes nos sentimos desorientados; mas, uma coisa eu aprendi neste caminho: A direção de Deus em minha vida são como os sinais de trânsito: Uma placa de cada vez, no ponto certo do trajeto.

Portanto, caminhemos com fé, até encontrarmos a próxima "placa", a próxima orientação. Não sofras: DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM).

Tenha um dia abençoado e que neste dia você possa perceber os cuidados de Deus! 


Deus cuida de mim – Kleber Lucas

Para ouvir segue link: http://youtu.be/f1UIaWhQA2U

Eu preciso aprender um pouco aqui
Eu preciso aprender um pouco ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque ele é quem cuida de mim.

Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque ele é quem cuida de mim
Deus cuida de mim.

Deus cuida de mim na sombra das suas asas
Deus cuida de mim, eu amo a sua casa
E não ando sozinho não estou sozinho,
Pois sei: Deus cuida de mim.

Se na vida não tem direção É preciso tomar decisão
Eu sei que existe alguém que me ama
Ele quer me dar a mão.

Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque ele é quem cuida de mim
Deus cuida de mim.