Vencendo a solidão através de uma vida de oração


“Como homem o Senhor Jesus enfrentou lutas e necessitou de cuidados como qualquer enviado. A sensação da solidão foi vencida pela contínua presença do Pai na sua vida “Aquele que me enviou está comigo, não me deixou só...” (João 8.29). Jesus vencida a solidão pela conversa constante com o Pai. Os Evangelhos registram que Ele sempre buscava um lugar onde pudesse estar a sós com o Pai. Para isso, despedia as multidões e subia o monte a fim de orar. Mateus 14.23. A oração era uma prática pessoal, que Ele ensinou, dizendo “Tu, porém, quando oraste entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás ao Teu Pai, que está em secreto, e Teu Pai que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6.6). A solidão pode ser vencida nesse momento de comunhão íntima com Deus, quando a alma interage com a pessoa divina e intimidade com o Senhor usufrui a Sua presença.”

“A oração comunitária é indispensável, freqüentar reuniões de oração é salutar, mas nada substitui a oração a sós com Deus. É necessário um momento solitário, porque ali abrimos a alma para expressar o que ninguém mais precisa ouvir. Quem nos entende perfeitamente se não o nosso Pai? Quem conhece as incoerências de nossa alma se não o Divino Criador? Nesses momentos solitários não devemos ser interrompidos por ninguém nem buscar companhia. Deve-se rugir das interferências, a exemplo de Moisés, que costumava tomar a tenda e armá-la para fora do acampamento, e a chamava tenda do encontro. E quando Moisés entrava na tenda, o Senhor fala com ele “face a face”, como quem fala a seu amigo. (Êxodo 33.7-11). Esse é um tempo de concentração reservado para a alma entrar em profunda comunhão espiritual, usando uma linguagem que só os céus podem discernir.”


“Desfrutar a presença de Deus é tornar a oração um diálogo, é desenvolver os sentidos e relacionar-se com Deus como um pai amoroso.”

Trechos do livro “PERSPECTIVAS DO CUIDADO MISSIONÁRIO”

EDIFICANDO UM MURO AO REDOR DE MINHA FAMÍLIA


2 Crônicas 32:1-8
Nestes dois anos que tenho me dedicado no ministério família, tenho observado o caminho em que muitas famílias têm trilhado. O adversário tem conseguido infiltrar-se em muitos lares trazendo grandes desgraças, destruindo relacionamentos, que até então eram maravilhosos, saudáveis e duradouros; transformando-os em relacionamentos frios, distantes, sofridos e etc.

Sempre me pergunto o porquê de tantas famílias sofridas e de tantos casais vivendo infelizes, maquinando o divórcio sem pensar nas consequências. E pude entender que tudo isto acontece porque muitas famílias estão desprotegidas, com brechas abertas, dando total liberdade para o adversário entrar e realizar suas obras, que o evangelho de João 10.10, menciona: “ele veio para roubar, matar e destruir”. E me conscientizei de que preciso proteger minha família, e que à semelhança de Neemias em Jerusalém, preciso começar a construir muros; muros de proteção, muros que mostrem que existe um proprietário que cuida, que se esforça para que o melhor esteja  em meu lar...

Meditando neste tema, recordei-me de determinada vez quando estive ministrando em minha igreja sobre posicionarmos como valente em favor de nossa família, baseado em 2Sm 23:11 e 12; mas, uma coisa é defender seu campo de lentilhas como um campo aberto, outra coisa seria defendê-lo em outras condições, com o campo cercado, ou murado. Creio que isto facilitaria nossa batalha e ao mesmo tempo nos daria mais condições de vitória.

Porque um arraial, uma cidade, um terreno é murado (cercado)? Logicamente para demonstrar para todos que o avistarem, ou até mesmo aqueles que o almejarem, que aquela propriedade pertence a alguém, que conseqüentemente zela por tal. Porque em cantares de Salomão 4:2 a igreja é simbolizada como um Jardim fechado? Entendemos que é para termos a idéia de que ela pertence à Ele; que é Ele quem zela por ela.

 Quando falamos em construir muros estamos falando em: demarcar um território pertencente a alguém; dificultar a ação ou ataque inimigo; proteger aquilo que nos pertence. Quando medito sobre este tema, falo sobre não deixar brechas para que o adversário entre em nossa família, lar, vida conjugal, em nossos filhos...; nem ele e nem terceiros, que são as causas de divórcios, que são as causas de filhos desencaminhados...

COMO EDIFICAR UM MURO AO REDOR DE MINHA FAMÍLIA?
  
1)       DEIXE DEUS SER O ENGENHEIRO, O ARQUITETO, O PROJETISTA:
Deixe Deus ser o Senhor de sua casa, de a primazia para Ele em tudo. Reconheça que você simplesmente é o um administrador de um bem que a ti foi confiado (no caso a família). Que Ele é quem tem de estar à frente desta empreitada (Sl 127);  MT 7:24-27 os dois alicerces
“Coloque seu lar nas mãos de Deus; busque a vontade de Deus para seu lar, para sua família (Tg 4:13-15)”.

2)     ALICERÇANDO MEU RELACIONEMNTO NO AMOR:
Nenhum casamento permanece se não estiver fundamentado no amor. [interesse financeiro, paixão pela aparência, influência de amigos (ou de pais)] não são fundamentos firmes para um relacionamento duradouro; a paixão dura poucas semanas, mas o amor permanece.   1Cor 13.
Existem casais que não vivenciam o amor,...
OBS: “No início do relacionamento o amor leva a práticas surpreendentes; porém, depois são essas práticas que sustentam a permanência do amor”.
“ Jovens cuidado com o julgo desigual!!!”

3)     USE SEMPRE DA VERDADE NO SEU RELACIONAMENTO:
Isto criará um vínculo de confiança muito grande, evitará questionamentos desnecessários, evitará ciúmes doentios, evitará desconfiança; a verdade será um muro contra a dúvida que permeteia a mente de muitos casais. Agora, quando o casal usa de mentiras, e um dos dois descobre, é criado uma brecha para o adversário entrar.

4)     HONRE SEU CÔNJUGE, HONRE SEUS FILHOS:
Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher... 1Pd3:7

Algumas maneiras para honrar sua mulher:
a- Aprenda a arte de colocá-la num pedestal. Conquiste o coração de sua esposa tratando-a com respeito, ternura e a mais alta estima.
b- Valorize suas realizações.
c- Fale com ela respeitosamente. Sem cuidadosa atenção, a língua pode se tornar cáustica e acusadora.
d- Honre sua mulher continuando as cortesias usuais.

5)     TENHA UM RELACIONAMENTO EMBASADO NO RESPEITO:
Respeito do esposo para com a esposa (vice e versa), respeito em relação aos filhos...
“Às vezes tratamos pessoas estranhas com respeito e educação, porém esquecemos de tratar de igual modo os de nossa casa.”
    
6)     PROCURE SEMEAR BOAS SEMENTES NO SEU RELACIONAMENTO:
Se quisermos colher bons frutos em nossa família, precisamos semear boas sementes. Queres ser amado? Trate com amor; queres ser respeitado? Trate com respeito; queres carinho? Sejas carinhoso; queres atenção? Sejas atencioso,...
Gal 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
II Coríntios 9:6 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.

7)     TENHAM JUNTOS MOMENTOS DE ORAÇÃO:
 Tudo que dissemos seriam como tijolos na construção; esse momento seria a massa o pedreiro.
a-      É necessário manter um tempo de oração individual a cada dia. Mas orar sozinho não é suficiente para um casal.
b-      Quando oramos juntos nosso poder na batalha espiritual aumenta exponencialmente (Lv26:8) “cinco de vós perseguirão a cem, e cem dentre vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós”.

CONCLUSÃO:
a-      Procure sempre levantar muros mais altos que puderem: (2Crô 33:14) Manassés depois de um concerto com Deus levantou muros ainda mais altos...
b-      Nunca esqueças que a ausência de muros facilitará a penetração do adversário; seria o mesmo que entregar a vitória em suas mãos (tudo se torna vulnerável; suas riquezas, seu bens, seus patrimônios e etc.) Ez 38:11
c-       Somente no milênio não será necessário muros em volta de Jerusalém. Zc 2:5
d-      Enquanto isto fiquemos no vrs de 2Cr 32:7;

“ Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele.”



PERSPECTIVAS DO CUIDADO MISSIONÁRIO





Alguns trechos importantes do livro “PERSPECTIVAS DO CUIDADO MISSIONÁRIO”

“As desculpas são muitas para não cuidarmos de nossos missionários: a falta de recursos, de tempo, de compreensão da tarefa missionária e do dever da igreja, a idéia de que o missionário vai a campo fundamentado apenas numa vocação pessoal e outras. Ao mesmo tempo, dizemos que o missionário é o recurso mais valioso. A incoerência tem trazido grandes prejuízos à força missionária brasileira e às de outras partes do mundo.”

“O acolhimento é uma ação que engloba todas as esferas da vida de uma pessoa em missões. Então, trata-se de acolher e acompanhar toda a jornada da missão na vida do missionário: seus projetos para o campo, suas lutas externas ao se estabelecer em determinado lugar, seus medos e suas dúvidas naquilo que é novo para ele, suas insuficiências e erros no exercício da missão, na orientação e no pastoreio para a sustentação da fé e da motivação, na expansão do Evangelho através de sua vida. Nesse sentido, o acolhimento como cuidado em missões, só se poderá realizar numa ação de corresponsabilidade entre as 3 partes que efetivamente podem sustentar a missão, como já foi dito: a igreja enviadora, a agencia ou junta missionária e a pessoa do missionário”.

“A missão não é do missionário nem da igreja nem tão pouco das agencias de juntas missionárias. Ela é unicamente do Deus Altíssimo. Nossa participação nesse evento tão grande e magnífico se restringe a simples manifestação de cuidado com aquilo que foi colocado em nossas mãos: a vida humana”

“De forma geral, portanto, além das orações do envolvimento prático e do apoio técnico, o que o missionário mais necessita, ao longo da sua carreira, é encorajamento. Se pudermos encorajá-lo a caminhar mais, perseverar mais e crer um pouco mais, certamente ele cumprirá seu chamado, guardará a sua fé e a sua alegria.”

A IMPORTÂNCIA DE ORAR PELO MISSIONÁRIO

“O missionário e pastor Ronaldo Lidório fez uma pesquisa com os missionários que estão em campo transcultural e constatou que a solidão é um grande desafio que os afeta e que eles precisam superar.”

Precisamos orar mais pela vida pessoal e ministerial dos missionários, para que enfrentem as lutas com a força do Senhor e também incentivá-los a orar mais, pois “A oração torna o missionário mais capaz de perceber o agir soberano de Deus.”

Muitas vezes as cartas que os missionários enviam com pedidos de oração não são exatamente o que gostariam de expressar, porque não sabem onde a mesma chegará,e também para não ficarem expostos por exemplo a lugares onde a igreja é perseguida. Precisamos ter a sensibilidade no Senhor para clamar muito além do que eles colocam como pedidos de oração.

A IMPORTÂNCIA DE CONTRIBUIR COM A SAÚDE FÍSICA DO MISSIONARIO

“Investir na saúde ajuda o missionário a prolongar seus anos de serviço ao Senhor. Vários missionários tiveram que retornar precocemente do campo por problemas de saúde. Esta é uma das principais causas de retorno de missionários”

“Promover ao missionário a partir de exames clínicos uma compreensão detalhada do seu contexto geral de saúde orgânica, para conhecimento de seus limites e atuação no cuidado de sua saúde”.

A IMPORTÂNCIA DE APOIARMOS FINANCEIRAMENTE COM RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO – Ofertar esporadicamente não é ofertar com compromisso

Somente incentivar e não dar recursos não é apoiar o suficiente. Tem que haver parceria.

“A igreja brasileira precisa aprender a manter seus missionários. Missionários não são mendigos, são os heróis da igreja. Não vivem de ofertas esporádicas. Comem todos os dias como qualquer um de nós. Há igrejas que fazem uma oferta anual para missões. Mas missionários são como os pastores, têm despesas todos os meses. Precisamos tratar os missionários com mais dignidade. Eles correm riscos de vida, e sofrem desgastes emocionais porque precisam deixar sua cultura, famílias e igrejas para cumprirem sua vocação... Quando chegam ao campo, gastam muito tempo para aprender o idioma do povo que irão servir. São embaixadores do Reino, os valentes de Deus. Precisam de salários dignos e regulares. A igreja precisa entender que quando sustenta missionários, não está tendo despesas, pelo contrário, está investindo no Reino. E esta é a melhor causa a ser considerada. Oswald Schimitt enfatiza: “Se Deus quer a evangelização do mundo, mas te recusas a sustentar missões, então te apões a vontade de Deus. Investir no Reino é o único investimento eterno. Todos os outros tem uma duração temporal.

O missionário não deveria ter preocupações com o seus sustento. Tantas vezes fico sabendo daqueles que estão voltando mais cedo do campo, para de novo peregrinar de igreja em igreja buscando renovação dos compromissos financeiros, a fim de novamente ter sustento suficiente e poder se manter no campo missionário. Outros, ao chegarem às suas igrejas enviadoras, encontram mais infectadas com os vírus destruidores de missões. Por causa disso, ou terão que mudar de igreja e recomeçar um longo processo para que a nova igreja possa reenviá-los, ou desistem e arranjam um trabalho na igreja local onde padecerão menos com essa questão de sustento.

Somente quando corrigirmos as distorções historicas voltadas às prioridades de Deus, tivermos pregações que equilibram teologia com missiologia, e os crentes estiverem convictos das bases bíblicas da contribuição financeira, veremos nossos missionários sofrerem menos com desgates financeiros.

Que Deus nos ajude a ser mais responsáveis por esta causa”

FILIPENSES 1.3-8; 4.10-20 (TEXTO EM QUE O APÓSTOLO PAULO DEMONSTRA GRATIDÃO E ALEGRIA PELO APOIO DADO PELA IGREJA DE FILIPENSES)

Agradeço a meu Deus toda a vez que me lembro de vocês. Em todas as minhas orações em favor de vocês sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês tem dado ao Evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou convencido de que, Aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que o tenho em meu coração, pois quer nas correntes que me prendem, quer defendendo e confirmando o Evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus. Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus.”

Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-la. Nâo estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adptar-me a toda e qualquer circunstancia. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.

Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias de Evangelho, quando parti da Macedonia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. Recebi tudo, e o que tenho mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. São uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus. O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

Ao nosso Deus e Pai, seja a glória para todo o sempre.”

Não desista de lançar a semente !



Se você está fazendo a obra de Deus, investindo em uma área que parece seca, não desista! Se Deus te mandou fazer algo por essa terra seca, faça, mas faça crendo que quem fará com que ela seja regada é o próprio Deus. E quando isso acontecer, aquela semente que você lançou germinará, e para a glória de Deus dará lindos e saborosos frutos. Não desista !

“Guarde seu coração enquanto anda e chora. Não perca a alegria de viver e caminhar, nem a mansidão, nem a oração, o humor, ou o amor. Não deixe de semear mesmo quando esteja difícil. Lance a semente em todas as terras. Uma semente há de germinar e talvez a mais improvável. A que menos prometa.... 

Não dê ouvidos àquele que diz que não vai acontecer porque a terra é árida... Lance a semente.” 

Trecho do livro “PERSPECTIVAS DO CUIDADO MISSIONÁRIO”


"Post" revisado por Juliana Meni em 17/06/2020

Atendendo ao Chamado Ministerial


“É mais importante sabermos para que função fomos chamados do que para onde iremos (lugar). É certo que a direção geográfica também precisa ser orientada pelo Senhor, pois é necessário comprar as passagens aéreas, de barco ou de ônibus em algum momento. Mas eu me preocuparia muito mais, primeiramente a compreender para o que (função, trabalho) eu fui chamado no ministério.” 

“Por algum motivo, me parece que o Senhor tem preferência de chamar os fracos e inadequados, para deixar bem claro que as contingências decorrentes do ministério vem do Senhor, e não da capacidade humana.”

“O chamado ministerial é funcional, ou seja, precisamos conhecer o nosso chamado para melhor servirmos assim ao Senhor. Também entendamos que, dessa forma, muitos podem estar tentando servir a Deus, atuando ministerialmente em algo distinto do seu chamado.”

“Creio que identificarmos o nosso chamado ministerial, de maneira funcional, à luz de Efésios 4, é fundamental para servirmos a Deus. Não se preocupe demasiadamente para onde você vai. Preocupe-se para saber quem você é ministerialmente: um apóstolo, pastor, evangelista, profeta ou mestre.”

- Apóstolo: refere-se historicamente aos que foram enviados por Cristo, para a expansão da sua igreja. John Knox entendia que o apóstolo era a pedrinha lançada bem longe, aquele que é enviado aonde ainda a mensagem não chegou, aonde a igreja não está presente. Maxwell se refere aos apóstolos como os abridores de caminho.
Quando nasce uma igreja, seu coração já começa a despertar interesse por lugares mais distantes e menos alcançados. Um apóstolo, funcionalmente, é plantador de igreja, atraído pelas massas não alcançados, sempre pensando em um lugar novo para ir, em um campo novo a semear.

- Profeta: O termo profeta se refere àquele que fala da parte de Deus. Quando o faz, entende que cumpriu a missão. É inconformado com o mundo e com a igreja. Não precisa de títulos ou palcos para apresentar a mensagem. Ele o faz para um grupo de 5 pessoas com a mesma intrepidez que o faria para 5.000. Sua mensagem é inconformada, transformadora, questionadora. Fala ao povo de Deus e fala ao povo sem Deus.

- Pastor: É um apascentador de rebanhos. Seu prazer está em conduzi-lo ao Senhor Jesus. Conhece a comunidade que apascenta, se envolve com ela, enraíza-se onde está. Sua alegria é saber como está cada membro da igreja local, quais são suas dores, visitá-los de casa em casa, abraçá-los na porta do templo. O Pastor é pessoal, pastoral, cuidadoso, envolvido com o grupo.

- Evangelista: É discipulador. Fala de Cristo mas seu desejo primordial é o de levar homens e mulheres a serem transformados ao molde do Evangelho. O Evangelista realiza um trabalho silencioso, pessoal, apaixonado.

“Precisamos saber quem somos, em relação ao nosso chamado ministerial e manter o foco deste chamado. Saber quem você é, qual o seu chamado irá cooperar para o avanço do reino, para alegria do seu coração.”

Trechos do livro “PERSPECTIVAS DO CUIDADO MISSIONÁRIO”